segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Relação do filme Colcha de Retalhos com o texto de Elizeu Clementino de Souza “O EU, O OUTRO E AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E CULTURAIS”.




As experiências da vida amorosa de algumas mulheres e ao construir uma colcha de retalho reviviam em suas memórias aquelas situações marcantes das suas vidas que são contadas a uma jovem que vive momentos de incerteza em seu relacionamento conjugal, tais histórias ajudam a jovem a tomar uma decisão a respeito de seu casamento. Isso permite entendermos a contribuição do outro na nossa formação seja profissional ou pessoal. Segundo Elizeu “... aprendemos dimensões existenciais e experienciais sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o meio em que vivemos”. No contato com outras pessoas no ambiente escolar, temos oportunidade de nos construirmos como sujeito social e nas experiências do dia a dia vamos completando-nos com as relações vivenciadas através das outras pessoas.
O educador pode estar voltando sua reflexão sobre as experiências de vida, relacionando as com a sua prática atual, assim terá oportunidade de novas construções e base para direcionar com mais segurança sua prática pedagógica.
O texto “O eu, o outro e as diferenças individuais e culturais” de Elizeu Clementino de Souza, acrescenta um pouco mais sobre o que vimos no filme Colha de Retalhos, sobre a discussão da autoformação. Entendo que a autoformação é um processo o qual nos leva a momentos de reflexões importantes acerca de uma singularidade necessária.
Podemos compreender que é através dos condicionantes sociais que os valores construídos no decorrer da vida vão se modificando, para Elizeu
... “esses valores se modificam de acordo com os condicionantes econômicos, políticos, institucionais, culturais, físico-ambientais e ético-estéticos”.
Portanto, compreende-se que é através da convivência, das relações sociais que vamos construindo-nos como sujeito, e as experiências de vida possuem um significado muito relevante em nossa construção.


REFERÊNCIAS:

MOORHOUSE, Jocelyn. Colcha de Retalhos. EUA, 1995.


SOUZA, Elizeu Clementino. O eu, o outro e as diferenças individuais e culturais. In Espaços de encontro: Corporeidade e Conhecimento. Ministério da Educação. Boletim 7, maio 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário