sábado, 29 de dezembro de 2012

DESTAQUE DOS SEMINÁRIOS (última aula)




 SÉRGIO NASCIMENTO DA SILVA

A formação docente exige um olhar além dos muros institucionais, é preciso visar além das aparências. A formação autobiográfica se torna algo indispensável na busca de ampliação dos conhecimentos necessários para a atuação docente.
O professor enquanto formador necessita estar aberto à reflexão a cerca das experiências de vida, tornando assim possível uma compreensão de sua prática.
As histórias de vida  é uma alternativa de mediação entre as histórias individuais, sociais, pessoais e profissionais sendo importante o seu uso no processo de autoformação e nas diferentes áreas do conhecimento.
Assim entendo que a autoformação é um processo o qual nos leva a momentos de reflexões importantes acerca de uma singularidade necessária. Porém considero que mesmo existindo essa singularidade que é individual, nós principalmente educadores não podemos perder de vista a influência do outro na nossa formação e, portanto levar em conta o contexto social em que vivemos para assim com nossas singularidades estarmos sempre fazendo parte de um coletivo social.

Um comentário:

  1. Perfeitamente! É nesse movimento e entrelaçamento entre o singular e o plural; o subjetivo e objetivo que vamos tecendo a nossa identidade docente.

    ResponderExcluir