sábado, 8 de dezembro de 2012

A persistência da memória


comentário sobre a aula do dia 10/09/2012



     A persistência da memória

 



O ser humano consegue carregar em se a sua própria construção, para isso, a memória é como um sentido de si mesma é algo essencial no processo de formação do sujeito.
 A flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana com o tempo e a memória. A cabeça adormecida que aparece nesse quadro, em muitos outros também, é o próprio Dalí presente.
No dia a dia, estamos sempre preocupados com o tempo, na luta para conseguirmos alcançar nossos objetivos estamos sempre correndo, inquietos deixando de perceber coisas simples, mas essenciais para nossa vida. E quando nos deparamos com o tempo, chegamos sempre a uma conclusão ele já passou e ainda não estamos satisfeito.
Na obra, podemos observar que a flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana com o tempo e a memória. A cabeça adormecida que aparece nesse quadro, em muitos outros também, é o próprio Dalí presente.
Dalí desafia nosso entendimento racional do mundo físico. Além disso, o artista ilustra uma das teorias da relatividade de Einstein: o tempo se curva sob o impacto da gravidade. Se o próprio tempo se curva, por que não os relógios?


Nenhum comentário:

Postar um comentário