sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO DE Inês Ferreira de Souza Bragança


 PESQUISA-FORMAÇÃO, ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO: (RE) CONSTRUINDO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA



A autora busca trazer para discussão a formação de professores, refletindo sobre suas práticas. Essa experiência é realizada com a participação de profissionais dos cursos de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Formação. Nos encontros são relatadas as experiências profissionais vividas pelos egressos, tentando compreender através das narrativas dos professores a formação docente que sai dos limites do instituído e contempla os limites das práticas instituintes em um processo de reinvenção de si e do mundo.
As experiências foram vividas em 2010, tendo como objetivo observar o elo existente entre a universidade e a escola. Na nossa formação docente a escola deve manter um elo com a universidade. Através da universalização dos conhecimentos os elos podem ser mantidos, desde que o professor busque essa formação de forma continuada, pois a mesma deve se estender a durante a sua atuação, ultrapassando os limites da instituição acadêmica.
Segundo Bragança, é no movimento intersubjetivo, no encontro e na partilha do processo de investigação, que o conhecimento é produzido e assim, a pesquisa-formação assenta-se sob uma experiência existencial que produz conscientização (1991, p. 114-125).
Acredito que através das trocas de experiências o sujeito se torna capaz de construir conhecimentos de forma viva, refletindo sobre diversas práticas e assim busca a transformação da sua e de si próprio. E por meio da formação continuada o professor pode ser aperfeiçoar cada vez mais e se preparar para enfrentar os desafios existentes na profissão.
A autora relata no texto algumas metodologias de trabalho realizadas nos encontros onde permite as abordagens autobiográficas através de diferentes dinâmicas no percurso.   
Portanto o trabalho relatado por Bragança no texto analisado é considerado de grande relevância nas relações de formação autobiográfica. O reencontro com outra e com experiência própria permite ao sujeito uma reconstrução de si próprio, além de oportunizar uma transformação na forma de pensar sua prática.


Sérgio Nascimento




BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. PESQUISA-FORMAÇÃO, ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO: (RE) CONSTRUINDO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. X Congraço Nacional de Educação- EDUCERE, Pontifícia, Universidade Católica da Paraná, 2011.



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