PESQUISA-FORMAÇÃO, ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO: (RE) CONSTRUINDO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA
A autora busca trazer para
discussão a formação de professores, refletindo sobre suas práticas. Essa experiência
é realizada com a participação de profissionais dos cursos
de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Formação. Nos encontros são
relatadas as experiências profissionais vividas pelos egressos, tentando
compreender através das narrativas dos professores a formação docente que sai
dos limites do instituído e contempla os limites das práticas instituintes em
um processo de reinvenção de si e do mundo.
As experiências foram vividas em 2010, tendo
como objetivo observar o elo existente entre a universidade e a escola. Na
nossa formação docente a escola deve manter um elo com a universidade. Através
da universalização dos conhecimentos os elos podem ser mantidos, desde que o
professor busque essa formação de forma continuada, pois a mesma deve se
estender a durante a sua atuação, ultrapassando os limites da instituição acadêmica.
Segundo Bragança, é no movimento intersubjetivo,
no encontro e na partilha do processo de investigação, que o conhecimento é produzido
e assim, a pesquisa-formação assenta-se sob uma experiência existencial que
produz conscientização (1991, p. 114-125).
Acredito que através das trocas de experiências
o sujeito se torna capaz de construir conhecimentos de forma viva, refletindo
sobre diversas práticas e assim busca a transformação da sua e de si próprio. E
por meio da formação continuada o professor pode ser aperfeiçoar cada vez mais e
se preparar para enfrentar os desafios existentes na profissão.
A autora relata no texto algumas metodologias
de trabalho realizadas nos encontros onde permite as abordagens autobiográficas
através de diferentes dinâmicas no percurso.
Portanto o trabalho relatado por Bragança no
texto analisado é considerado de grande relevância nas relações de formação autobiográfica.
O reencontro com outra e com experiência própria permite ao sujeito uma
reconstrução de si próprio, além de oportunizar uma transformação na forma de
pensar sua prática.
Sérgio Nascimento
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. PESQUISA-FORMAÇÃO, ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA E
ACOMPANHAMENTO: (RE) CONSTRUINDO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. X Congraço Nacional de Educação- EDUCERE, Pontifícia, Universidade
Católica da Paraná, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário