quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Comentários sobre o texto de Gaston Pineau “A autoformação no decurso da vida”.


A aula do dia 17 de outubro de 2012,  teve como temática a autoformação, tendo como referência os autores Gaston Pineu e Inês F. de S. Bragança.
As discussões no texto de Gaston Pineau iniciam-se a respeito da formação humana, onde ele apresenta três configurações para a mesma: a autoformação, heteroformação e ecoformação. A ecoformação  envolve a nossa ação com o mundo, o trabalho, a cultura, o meio que estamos envolvido. A heteroformação se refere às nossas experiências as quais sofrem ações de outros, e a autoformação diz respeito às relações pessoais, as reflexões sobre as experiências vividas no decorrer da vida e que podem ser ressignificados no presente para possibilitando uma reconstrução em nossa prática.
O autor discute as ideias de Dumazedier, colocando que a autoformação se constitui em libertação dos determinantes cegos vivenciados no decorrer da vida. Entendemos então que é como se não conseguíssemos enxergar os aspectos determinantes da nossa formação, e a partir de uma base teórica sobre a mesma, podemos compreender de fato as contribuições que as experiências de vida dão à nossa formação.
Para Pineau, a autoformação é para muitas pessoas - em especial para os indivíduos socialmente dominados - uma luta árdua pela sobrevivência em todos os instantes e lugares. E ainda que essa não possa ser ligada unilateralmente a tempos livres que não são automaticamente tempos educativos.
O autor discute também a evolução da formação como função morfogenética e coloca que e diz que sua entrada na reflexão educativa é tardia e fez-se pela porta de serviço da formação profissional. Ele considera que a formação profissional e uma forma inferior da educação, talvez por considerar que a autoformação ser essencial não só pela profissionalização, mas em toda a formação sócio histórica.
A autoformação é vista como um poder de formação do sujeito, em que o mesmo pode se construir a partir de si mesmo.
Portanto os determinantes da autoformação, muitas vezes são obscuros e confundem o ser. Porém uma reflexão sobre os mesmos propiciam uma visão melhor de libertação, principalmente de sujeitos dominados socialmente. Assim o ser humano pode se autonominar, permitindo-se através da autoformação uma formação humana na qual ele próprio é sujeito e objeto da mesma.


PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/autopineau.pdf .acesso em:  26/12/12



Nenhum comentário:

Postar um comentário